Blog » Notícias

Neurocirurgião dá dicas de como perceber um AVC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O médico neurologista Benjamin Pessoa Vale alerta sobre os riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), já que boa parte dos afetados pela doença não entendem o problema. Ele atende no Instituto de Neurociências do Piauí.

Em entrevista ao Jornal do Piauí da última quarta-feira (27), exibido pela TV Cidade Verde, o especialista deu dicas de como perceber que uma pessoa está sofrendo um AVC.

“Existe um teste simples. Você pede para a pessoa dar um sorriso. Se a boca ficar um pouco torta, desviada, este já é um sinal. Depois, peça para a pessoa lhe dar um abraço. Se um dos braços não levantar, é outro sinal. O terceiro passo é pedir para a pessoa falar uma frase toda ou cantar uma música. Se ela não conseguir, é muito provável que esteja sofrendo um AVC”, detalhou o médico.

Benjamin Vale afirmou que é necessário que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) seja acionado imediatamente. “Essa pessoa precisa de ajuda urgente”, enfatizou.

Benjamin disse ainda que o AVC hemorrágico se caracteriza, quase sempre, no início, com uma dor de cabeça. “Se a dor é aguda, especialmente na nuca, isso é preocupante”, alerta.

O médico explicou ainda que a principal causa do AVC é a hipertensão arterial não controlada e que 40% dos pacientes com AVC tem depressão associada.

 

Com informações do Portal Cidade Verde

Tags: ,,,,,,,,,

29/08 /2014 às 16:05

Enviar um comentário

Newsletter

Diretor Técnico Médico Benjamim Pessoa Vale CRM- PI 1916 RQE 347 Rua Bartolomeu Vasconcelos
Nº 2440 • Ilhotas • Teresina-PI 64015-030 • (86) 3194-6950 institutodeneurociencias@hotmail.com