Blog » Notícias

Curso em Água Branca abordará alterações neurológicas que comprometem a aprendizagem

O funcionamento do sistema nervoso e as principais doenças neurológicas que influenciam na aprendizagem serão apresentados, nesta sexta-feira (6), para profissionais da rede municipal de Saúde e Educação da cidade de Água Branca, localizada a 97 km de Teresina. O curso é gratuito e será ministrado pelo neurocirurgião Francisco José Alencar, do Instituto de Neurociências.

A aula acontecerá no auditório da Escola Municipal Maria do Carmo Ennes Fonseca, localizado na Avenida José Miguel, em Água Branca, no horário de 8h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local, no dia do evento. A atividade faz parte do Projeto TDAH na Escola, desenvolvido na cidade há seis anos.

Francisco José Alencar destaca que abordará algumas doenças neurológicas que influenciam na aprendizagem, a exemplo da síndrome de Down, epilepsia, déficit de atenção, dislexia e paralisa cerebral.

“Sabendo o que é e quais as características de cada doença, os participantes terão como identificar sinais de doenças que podem acarretar déficit neurológico e até orientar os pais e familiares sobre a procura por ajuda médica”, afirma Alencar. Segundo ele, é importante que os pais fiquem atentos aos sintomas de dificuldade de aprendizagem, que podem sinalizar algum problema neurológico.

O mesmo curso foi ministrado por Francisco José Alencar, no último mês de abril, para professores da rede municipal de ensino de Teresina, responsáveis pelo Atendimento Educacional Especializado (AEE). A atividade aconteceu no auditório do Instituto de Neurociências, localizado na zona Sul da capital.

Projeto TDAH na Escola

Desde 2008, Francisco José Alencar realiza, em parceria com a Prefeitura de Água Branca, o Projeto TDAH na Escola. A sigla significa Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade e é uma das principais doenças neurológicas que acarretam problemas de aprendizagem.

Uma vez por mês, Francisco José Alencar faz atendimentos na cidade às crianças encaminhadas pelas escolas da rede municipal de ensino ou pelo Programa de Saúde da Família (PSF), se houver desconfiança de problemas neurológicos que estejam atrapalhando a aprendizagem. Todo o serviço é gratuito.

Tags: ,,,,,

04/06 /2014 às 17:43

Comentários

Thais Araujo disse: 25/06/2014 9:25

Olá, Francisca. Infelizmente, esse tipo de informação não esclarecemos por meio deste canal. Por favor, entre em contato conosco para marcar uma consulta com o especialista. Obrigado pelo contato!

francisca taciana cardoso de souza disse: 06/06/2014 9:44

bom dia o doutor alencar cuido do meu filho que teve q se operar com apenas 3 meses de vida de cranioestenose foi tudo um sucesso eu gostaria de saber se o atrazo da fala correta e um sinal de alguma doença? obrigada um enorme abraço ao doutor alencar desejo sucesso sempre

Enviar um comentário

Newsletter

Diretor Técnico Médico Benjamim Pessoa Vale CRM- PI 1916 RQE 347 Rua Bartolomeu Vasconcelos
Nº 2440 • Ilhotas • Teresina-PI 64015-030 • (86) 3194-6950 institutodeneurociencias@hotmail.com