Blog »

Simpósio debaterá ELA e Doença de Pompe em Teresina

 

O neurologista e presidente da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Amiotrófica (Abrela), Acary Souza Bulle de Oliveira, estará em Teresina, nesta sexta-feira (27), para participar do I Simpósio Piauiense sobre Esclerose Lateral Amiotrófica e Doença de Pompe. O evento é gratuito e acontecerá no Auditório do Instituto de Neurociências, sendo direcionado a médicos e profissionais da área da saúde em geral, além de pacientes e familiares.

Acary Souza Bulle de Oliveira é neurologista,  chefe do Setor de Doenças Neuromusculares da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), além de presidente da Abrela. “O que é Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)” é o tema da primeira palestra do médico no simpósio.

De acordo com o neurologista do Instituto de Neurociências do Piauí, Irapuá Ferreira (foto), da organização do evento, a ELA caracteriza-se por ser uma doença rara, que acomete mais os homens do que as mulheres, com idade a partir dos 45 anos.

“É uma oportunidade única para pacientes, médicos e profissionais de saúde debaterem sobre a doença, que é provocada pela degeneração progressiva de alguns neurônios”, explica Irapuá Ferreira. Ele lembra que no dia 21 de junho é celebrado o Dia Mundial de Conscientização Sobre ELA e os sintomas mais comuns do problema são: fraqueza, cãimbra e atrofia e tremor muscular.

O tratamento multiprofissional ao qual os paciente diagnosticados com ELA devem ser submetidos também será abordado no simpósio. O chefe do Setor de Fisioterapia Adulto do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir), Leonardo Raphael, além da fonoaudióloga do Hospital da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), Marta Batista, também serão palestrantes no evento.

À tarde, o neurologista Acary Souza Bulle de Oliveira volta para tratar das definições e diagnósticos da Doença de Pompe, cuja data nacional de conscientização é dia 28 de junho. A doença, que também é de incidência rara, caracteriza-se pela fraqueza muscular em membros superiores, inferiores e abdômen, além da dificuldade para respirar.

Todas as palestras são gratuitas e acontecem de 8h às 16h, no auditório do Instituto de Neurociências, localizado na Rua Bartolomeu de Vasconcelos, nº 2440, bairro Ilhotas.

O I Simpósio Piauiense sobre Esclerose Lateral Amiotrófica e Doença de Pompe é uma realização da Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da UFPI, juntamente com o Instituto de Neurociências. Mais informações pelo telefone 86-9926 6015.

PROGRAMAÇÃO:

8h15 – Abertura

8h15 às 10h – Palestra: O que é Esclerose Lateral Amiotrófica – ELA?

Acary Sousa Bulle – Neurologista, professor da Unifesp e presidente da Abrela.

10h30 às 11h30 – Palestra: O papel da Fisioterapia nas doenças do neurônio motor inferior

Leonardo Raphael Santos Rodrigues – Fisioterapeuta do Centro Integrado de Reabilitação (Ceir)

11h30 às 12h30 – Prática fonoaudiológica no atendimento a pacientes com ELA

Marta Maria da Silva Bira Batista – Fonoaudióloga do Hospital da Universidade Federal do Piauí (HU-Ufpi)

12h – Intervalo

14h às 16h – Palestra: Doença de Pompe: Definições e Diagnóstico

Acary Sousa Bulle – Neurologista, professor da Unifesp e presidente da Abrela

Tags: ,,,,,,,

25/06 /2014 às 09:17

Enviar um comentário

Newsletter

Diretor Técnico Médico Benjamim Pessoa Vale CRM- PI 1916 RQE 347 Rua Bartolomeu Vasconcelos
Nº 2440 • Ilhotas • Teresina-PI 64015-030 • (86) 3194-6950 institutodeneurociencias@hotmail.com