Serviços » FAQ

Dúvidas Frequentes

    • Dislexia

      Como de caracteriza a dislexia?

      Na Dislexia e em outros distúrbios da aprendizagem na área da leitura, escrita e cálculo, o desempenho se encontra muito abaixo do esperado para a idade, o nível de escolaridade e intelectual.

      Podem ocorrer:

      Dificuldade de aprender e recordar palavras
      Escrita em reflexo (por exemplo ajuda/ aduja)
      Dificuldade em soletrar
      Falta de prazer na leitura
      Dificuldade de escrita em ditados
      Inversão de letras e de palavras
      Dificuldade em guardar e recuperar nomes de palavras escritas
      Memória visual pobre na percepção de símbolos linguísticos
      Movimento errático dos olhos na leitura
      Dificuldades de processamento auditivo
      Caligrafia ilegível
      Confusão entre vogais ou substituição de consoantes

      Tratamento:

      Ainda não existe cura para a dislexia, mas o tratamento com várias especialidades médicas ajuda o paciente a superar suas deficiências.

    • Déficit de Atenção

      Quais são as características das crianças que possuem Déficit de Atenção?

      Crianças com Déficit de Atenção apresentam níveis de hiperatividade, impulsividade e desatenção inadequados para sua faixa de idade. Em torno de 5 a 8% das crianças são portadoras deste transtorno e, em geral, apresentam problemas de adaptação social, de aprendizagem e a metade delas terão problemas de adaptação psicológica na vida adulta.

      Tratamento:

      Para tratar o déficit de atenção é necessário um tratamento combinado com medicamentos, orientações aos pais e professores, além de técnicas específicas que são explicadas ao portador.

    • Parkinson

      Quais os sintomas da Doença de Parkinson?

      Os sintomas e sinais principais do parkinsonismo são: tremor de repouso, bradicinesia (acinesia ou hipocinesia) - lentidão de movimentos -, rigidez muscular do tipo plástica - ocorre durante todo o movimento, roda denteada - e instabilidade postural ("alteração do equilíbrio"). Outros sintomas que acompanham a doença são: alteração da marcha (pequenos passos), facies em máscara (sem expressão), alteração da voz (monótona e hipofônica), dores, distúrbios do sono, obstipação intestinal e outras.

      Tratamento:

      Ainda não existe cura para a doença, mas o tratamento alivia os sintomas e melhora a qualidade de vida do paciente. Os recursos utilizados são os medicamentos, a fisioterapia, fonoterapia, apoio psicológico, cirúrgico, orientação nutricional e estímulo para manter a agitação da vida social.

    • Tremores

      Como acontecem os tremores?

      Os tremores são oscilações rítmicas de um segmento corpóreo geradas por contrações alternantes de músculos antagonistas. Entre os movimentos involuntários é o de maior prevalência. Sua abordagem terapêutica correta depende de um diagnóstico preciso.

    • Depressão

      O que é a Depressão?

      A Depressão é uma doença caracterizada pela presença de humor depressivo e perda de prazer nas atividades do cotidiano. São frequentes os sintomas de menos valia, diminuição da autoestima e alteração na autoimagem. São também frequentes dificuldades cognitivas a nível da memória, capacidade de concentração e atenção. Além dos sintomas da esfera psíquica existem também sintomas físicos como a dor, a insônia, perda de apetite, perda de peso, lentificação psicomotora, etc. Por vezes podem ocorrer ideias e comportamentos suicidas. A Depressão é uma doença grave que gera incapacidade e sofrimento significativo para o paciente e custos elevados para a família e para a sociedade.

      Tratamento:

      Existem mais de 30 tipos de medicamentos antidepressivos. Alguns pacientes precisam de tratamento de manutenção que pode levar a vida inteira para evitar que novos episódios de depressão apareçam.

    • Distimia

      O que é a Distimia?

      A Distimia é uma doença depressiva na qual os sintomas são de baixa intensidade, mas muito prolongados no tempo. Por definição estes sintomas têm mais de dois anos de evolução.

      Tratamento:

      A combinação de psicoterapia e uso de medicamentos antidepressivos é o procedimento mais indicado no tratamento da distimia.

    • Ansiedade

      O que é Ansiedade?

      A ansiedade é uma emoção normal em todos nós. É um fenômeno que permite adaptarmo-nos aos desafios que a vida nos traz. Contudo, muitas vezes esta emoção torna-se tão intensa que impede a pessoa de seguir a sua vida de forma normal. Neste caso se caracteriza uma Perturbação de Ansiedade que é definida como um temor sem motivo; um sentimento de expectativa inquieta sem que a pessoa possa precisar a causa. É um estado de alerta desproporcionado à situação que o desencadeia.

    • Perturbação de Ansiedade

      O que é uma Perturbação de Ansiedade?

      As Perturbações de Ansiedade são doenças caracterizadas pela presença de ansiedade e preocupação excessiva e incontrolável, pela presença de sintomas de pânico ou pelo aparecimento de sintomas e doenças físicas relacionadas com a ansiedade. Estes sintomas da esfera física incluem: insônia, diminuição do apetite, lapsos de memória, dor, sintomas cardiovasculares e gastrointestinais. São doenças relativamente frequentes que geram marcado sofrimento e incapacidade. Muitas vezes são doenças mal compreendidas pelos outros.

    • Ansiedade Generalizada

      O que é a Perturbação de Ansiedade Generalizada?

      A Perturbação de Ansiedade Generalizada ou PAG é uma doença caracterizada pela presença de preocupação e ansiedade excessivas em que a pessoa se mostra incapaz de controlar a preocupação. Associados a estes sintomas psíquicos, a PAG é também acompanhada por sintomas físicos como: agitação, nervosismo ou tensão interior; fadiga fácil, dificuldade de concentração ou falhas de memória, irritabilidade, tensão muscular, perturbação do sono. Estes sintomas tendem a ter uma evolução prolongada no tempo e por definição têm uma duração superior a 6 meses.

    • Ataque de Pânico

      O que é uma Crise ou Ataque de Pânico?

      Uma crise de pânico é um período de medo ou desconforto intenso cujo clímax é atingido em cerca de 10 minutos. Este episódio é geralmente muito intenso e ocorrem os seguintes sintomas : sensação de morte iminente, palpitações, taquicardia, suores, tremores, dificuldade em respirar, sensação de sufoco e desconforto ou dor no peito. Muitas vezes a pessoa está convicta que vai sofrer um ataque cardíaco ou outro tipo de doença física grave.

    • Stress no trabalho

      Quais as principais causas de stress no trabalho?

      Sobrecarga de trabalho, pressão, supervisão de baixa qualidade, clima de insegurança, ambiguidade de papeis, diferenças entre os valores individuais e organizacionais, frustração, mudanças dentro da organização e não evoluir na carreira.

    • Burnout Laboral

      O que é o Síndrome de "Burnout" Laboral?

      É uma síndrome psicológica em que existe exaustão emocional, resposta negativa e distanciada aos desafios e reduzida realização profissional. Segundo Dollard é a perda da capacidade de adaptação provocada pela exposição prolongada ao stress profissional.

    • Doença Bipolar

      O que é a Doença Bipolar?

      A Doença Bipolar é uma doença caracterizada pela presença de dois pólos opostos - a Mania e a Depressão. É também designada de Perturbação do Humor pois o que mais está alterado nesta patologia é o estado de humor que cicla entre estes dois extremos. No pólo depressivo o doente encontra-se triste, sem energia, sem vontade e muitas vezes isola-se. No pólo maníaco o doente apresenta o oposto, euforia, agitação, perda da necessidade de dormir, desinibição e tem muitas ideias e vontade de fazer muitas coisas. Podem também haver sintomas psicóticos que são congruentes com o estado de humor. Nos episódios de depressão psicótica os delírios podem envolver temáticas de ruína ou hipocondria. Nos episódios maníacos os delírios são geralmente de grandiosidade e megalomania.

    • Esquizofrenia

      O que é a Esquizofrenia?

      Doença caracterizada pela presença de sintomas psicóticos e por uma multiplicidade de sintomas que refletem um vasto leque de disfunções cognitivas. Ocasiona anomalias da percepção, da comunicação, do comportamento, da atenção, dos afetos e da função motora. Presença de sintomas psicóticos como Ideias Delirantes e Alucinações.

    • Demência

      O que é uma Demência?

      Doença que ocorre nas fases mais tardias da vida. Neste grupo de doenças há perda de memória associada a perda de outras capacidades e competências. Ex: Doença de Alzheimer, a Demência Vascular, entre outros tipos menos frequentes (Demência de Corpos de Lewis, Demência Fronto-Temporal).

    • Alzheimer

      O que é a Doença de Alzheimer?

      A Doença de Alzheimer é uma síndrome demencial caracterizada pela perda progressiva de funções cognitivas. Ocorre perda maciça da memória recente, estando nos estágios iniciais conservada a memória remota. Existem déficits noutras áreas como a capacidade de orientação no espaço e no tempo, perda de prazer nas atividades habituais, dificuldades na linguagem, mudança no comportamento, alteração das funções executivas (capacidade de organização e resolução de problemas) e alterações na personalidade.

    • Balanceamento Cerebral

      Como ocorre o Balanceamento Cerebral?

      É realizada uma testagem do funcionamento cerebral das pessoas com o objetivo de descobrir possíveis disfunções e proporcionar a essas pessoas alguma forma de estimulação que possa corrigir as falhas apresentadas. Essas falhas podem se manifestar como dificuldade de concentração, dificuldades de aprendizagem, distúrbio do sono, crises convulsivas, atraso de desenvolvimento (crianças) ou até mesmo dificuldades motoras e perda de movimentos, equilíbrio, etc.

    • Tiques nervosos

      O que são tiques?

      Tiques são movimentos involuntários, rápidos, repetitivos e estereotipados, que surgem de maneira súbita e não apresentam ritmo determinado. Alguns exemplos são piscadas de olhos e movimentos com os ombros, mas as manifestações também podem se dar na forma de sons emitidos pelo paciente (vocalizações). Podem ser contínuos ou surgir repentinamente, como acessos.

opções

O QUE OFERECEMOS

blog: últimos posts

Contato

Rua Bartolomeu Vasconcelos, 2440 • Ilhotas Teresina-PI • 64015-030 (86) 3194-6950

Exibir mapa ampliado

Newsletter

Diretor Técnico Médico Benjamim Pessoa Vale CRM- PI 1916 RQE 347 Rua Bartolomeu Vasconcelos
Nº 2440 • Ilhotas • Teresina-PI 64015-030 • (86) 3194-6950 institutodeneurociencias@hotmail.com