Blog » Notícias

Endocrinologia

Endocrinologia: diagnóstico e tratamento de distúrbios hormonais

 

 

Diagnosticar e tratar as disfunções das glândulas endócrinas, responsáveis por secretar substâncias na corrente sanguínea: os hormônios. Esta é a área de atuação da Endocrinologia.

Os hormônios são responsáveis por uma série de funções fundamentais para o organismo humano. Entre essas funções estão a regulação do metabolismo, da reprodução, do crescimento e do desenvolvimento. Distúrbios da secreção ou da ação dos hormônios podem levar a uma série de doenças.

Diante disso, entra em ação o endocrinologista. Obesidade, alterações do colesterol e triglicerídeos, diabetes mellitus, doenças da tireóide, distúrbios da puberdade e do crescimento, alterações menstruais e excesso de pêlos, osteoporose, doenças do metabolismo do cálcio, doenças das glândulas hipófise e adrenais estão entre as disfunções tratadas por esse especialista.

Os hábitos de vida modernos, caracterizados por alimentação inapropriada e sedentarismo, assim como o aumento da expectativa de vida, são alguns dos responsáveis pelo aparecimento dessas doenças.

Dessa forma, é essencial que, identificados os sintomas, seja consultado um endocrinologista, garantindo, assim, o tratamento adequado.

 

Tags: ,,,

12/01 /2015 às 11:40

Enviar um comentário

Newsletter

Diretor Técnico Médico Benjamim Pessoa Vale CRM- PI 1916 RQE 347 Rua Bartolomeu Vasconcelos
Nº 2440 • Ilhotas • Teresina-PI 64015-030 • (86) 3194-6950 institutodeneurociencias@hotmail.com