Blog »

Fonoaudiologia

Envelhecimento e Fonoaudiologia: uma parceria saudável

Com o avançar dos anos, voz enfraquecida, dificuldades na alimentação e na audição são algumas das queixas frequentes na vida dos idosos.

Neste dia nove de dezembro, Dia Nacional do Fonoaudiólogo, o Instituto de Neurociências coloca em pauta a importância desse profissional para um envelhecimento saudável.

“Auxiliando na defasagens da comunicação, alimentação e audição, a fonoaudiologia visa à melhoria da qualidade de vida da terceira idade. Evitando, assim, o agravamento de quadros ou até mesmo adiando o aparecimento de determinados sintomas”, afirma a fonoaudióloga do Instituto, Socorro Valle.

Os níveis de desempenho cognitivo, sensorial, motor e vocal variam de pessoa para pessoa, ainda que possuam a mesma idade cronológica. As orientações aos idosos, família e sociedade são fundamentais nos cuidados que essa fase da vida requer. Nesse sentido, a atuação fonoaudióloga precoce é fundamental.

 

Fonoaudióloga Socorro Valle

“Um importante fator a ser trabalhado é a disfagia, uma alteração e consequente dificuldade no ato de engolir alimentos ou saliva, causado, muitas vezes, por problemas neurológicos como AVC, Parkinson, Alzheimer e paralisia cerebral, entre outros, e pela ausência de dentes, atrofia dos músculos mastigatórios, prótese mal ajustada, dentre outros, que impossibilitam a alimentação segura”, pontua Socorro Valle.

A fonoaudióloga ainda ressalta que só com uma avaliação específica podem ser dadas as devidas orientações ou, até mesmo, a reabilitação do idoso, se necessário.

“O processo de acompanhamento do dia a dia do idoso é fundamental em nosso trabalho. Desde a observação da sua postura ao se alimentar à sua interação familiar, já que, com o envelhecimento, além do enfraquecimento da voz, há o comprometimento do seu aparelho auditivo, prejudicando sua capacidade de comunicação de forma acentuada”, finaliza a fonoaudióloga do Instituto de Neurociências, Socorro Valle.

 

Tags: ,,,,,

09/12 /2014 às 14:42

Enviar um comentário

Newsletter

Diretor Técnico Médico Benjamim Pessoa Vale CRM- PI 1916 RQE 347 Rua Bartolomeu Vasconcelos
Nº 2440 • Ilhotas • Teresina-PI 64015-030 • (86) 3194-6950 institutodeneurociencias@hotmail.com