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Nutrição

Alimentação balanceada evita mal estar nas ceias de Natal e Réveillon

 

A dica para não passar mal entre as duas datas é retornar a dieta balanceada e fazer uma alimentação leve nos dois dias após cada ceia

 

 

O final de ano é época de confraternizar com a família e amigos o que significa sempre mesa farta com os pratos típicos desse período do ano como peru, massas, saladas, rabanada e outros doces. Contudo, os jantares e almoços em famílias exigem uma preparação antecipada para evitar problemas de saúde em dias onde a prioridades é celebrar.

A nutricionista Milarinda Melo reforça que o essencial é manter uma alimentação balanceada durante todo o ano. Dessa forma problemas como azias ou má digestão por conta dos alimentos servidos podem ser evitados. “Quem manteve uma alimentação equilibrada ao longo do ano, deve apenas manter a rotina. Na hora da ceia é comum que as pessoas sempre repitam o prato, mas, os excessos precisam ser evitados mesmo que o cardápio seja composto por carnes brancas e saladas”, alertou a especialista.

Nos dez dias que antecedem as ceias de natal e ano novo, existem as tradicionais confraternizações das empresas. A preocupação é não ganhar peso nesse intervalo de tempo. “Em geral a oferta de carnes, salgados, frituras, excesso de refrigerantes e bebidas alcoolicas vão colaborar para o aumento de peso. A repetição desse combinado de alimentos e bebidas, sem a prática de exercícios físicos, não é recomendado”, orientou a nutricionista Milarinda Melo.

A especialista reforça que as pessoas com restrições alimentares precisam ter atenção redobradas com relação aos cardápios dessas ceias, como é o caso dos intolerantes à lactose e ao glúten. “As ceias já incorporam alimentos mais saudáveis, mesmo assim, as pessoas com restrição alimentares precisam ser avisadas de que tipos de alimentos foram acrescentados nos pratos servidos”, comentou Milarinda Melo.

Outra recomendação é reduzir a ingestão calórica na semana intermediária entre Natal e Réveillon. A dica também vale para as bebidas alcoolicas já que em poucos dias vem segunda a ceia. Além de controlar a alimentação nessa semana entre festas, é importante fazer mais exercícios físicos para obter um gasto calórico maior e queimar um pouco dos excessos.

Após as ceias de natal e ano novo a recomendação da nutricionista Milarinda Melo é voltar, o mais rápido possível, ao programa alimentar. “Além disso, é importante investir na pratica de atividades físicas. Nos dois dias posteriores também é recomendado fazer uma alimentação baseada em frutas e legumes, ingestão de líquidos como água, chás e sucos desintoxicantes como, por exemplo, o de couve, abacaxi, gengibre, limão”, concluiu a nutricionista.

Fonte: Jornal O Dia.

Repórter: Andressa Figuerêdo.

 

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30/12 /2014 às 08:13

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