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Nutricionista fala sobre os benefícios dos chás

Você já ouviu falar sobre os chás que auxiliam no emagrecimento? Tem dúvidas sobre como utilizá-los? Para saber mais sobre o tema e até ver uma receita de chá, confira uma entrevista com a nutricionista do Instituto de Neurociências, Samara Soares:

Os chás verde, preto, branco e mate vêm sendo bastante utilizados. Eles são, de fato, aliados nas dietas de emagrecimento e na prevenção de algumas doenças?

Sim, pois eles possuem substâncias ativas com função antioxidantes, antiflamatórias e termogênicas que, quando associado a uma alimentação e hábitos de vida saudáveis, auxiliam na prevenção ou tratamento de doenças.

Como eles devem ser consumidos? Qual a freqüência e quantidade ideal por dia?

Devem ser consumidos de forma fracionada ao longo do dia (até quatro xícaras) e, no mínimo, duas horas após as refeições.

Qual a diferença entre eles?

A diferença entre eles são as condições de cultivo, o tipo de solo, clima, coleta, preparo, acondicionamento. Todos esses fatores vão influenciar nos resultados. O chá branco, por exemplo, que é colhido precocemente, tem um sabor menos amargo e mais agradável que o chá verde.

Além de ajudar no emagrecimento, quais os demais benefícios à saúde proporcionados por esses chás?

Além da função termogênica, os chás podem prevenir ou tratar algumas doenças como diabetes, aterosclerose e AVC (Acidente Vascular Cerebral). Eles também ajudam na diminuição do colesterol ruim (LDL) e doenças relacionadas com o declínio da mente como Alzheimer. Isso porque, segundo estudos, os chás possuem compostos polifenóis que apresentam propriedades neuroprotetora, antiflamatória e antioxidante, protegendo, também, contra vários tipos de câncer.

Existe alguma restrição?

Sim. Os chás são contraindicados para pacientes com: hipotireoidismo, hipertireoidismo, aqueles que são sensíveis à cafeína, os hipertensos, os portadores de gastrite ou refluxo, as gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso de medicamentos que estimula o sistema nervoso.

Pode adicionar açúcar ou adoçante?

O ideal é que não se acrescente adoçante e nem açúcar.

Os chá de saquinhos, encontrados em supermercados, garantem os efeitos?

Eles não são a versão mais recomendada, pois podem não conter as quantidades adequadas dos compostos bioativos. Além disso, não há garantia de que as composições não estejam misturadas com outro ingrediente, como o açúcar, fazendo com que não haja os efeitos benéficos à saúde.

É possível encontrar a ervas nas farmácias de manipulação ou em lojas de produtos naturais aqui mesmo em Teresina.

Como deve ser o modo de preparo dos chás?

Para uma infusão adequada, a recomendação é que se coloque a água no fogo e espere formar as primeiras bolhas. Após isso, desligue o fogo, acrescente a erva e abafe por cinco minutos antes de coar.

Existem pesquisas que confirmam os benefícios desses chás?

Ainda há controvérsia entre os estudos, no que diz respeito aos benefícios dos chás. Por isso, mais do que nunca, o ideal é que o paciente use o produto somente após uma avaliação clínica e prescrição de uma profissional.

Podemos misturar o chá com suco? Se possível, nos forneça uma receita.

Sim, para dar um sabor diferente e mais suave à bebida. Veja a receita para um chá assim: Junte 1/2 unidade de maçã, 1/2 fatia fina de abacaxi, 1/4 de pedaço de gengibre, 1 colher de sopa de hortelã, 1 colher de sopa de suco de limão, 1 colher de sopa de chá verde.

Modo de preparo: Faça o chá verde, deixe esfriar e bata todos os ingredientes no liquidificador.

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13/03 /2014 às 15:11

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