O neurocirurgião do Hospital das Clínicas de São Paulo, Erich Fonoff, estará em Teresina, neste sábado (1), para debater com profissionais e estudantes da área de saúde sobre como a neurocirurgia funcional pode atuar nos casos de dores ocasionadas por amputações, lesões, distrofias, cirurgias, doenças oncológicas e Acidente Vascular Cerebral (AVC), entre outros. O evento é gratuito e acontecerá no Instituto de Neurociências do Piauí.
A neurocirurgia funcional é responsável pelo tratamento de problemas que alteram o funcionamento do sistema nervoso. Geralmente, são aplicados métodos de tratamento minimamente invasivos e de baixo risco.
O coordenador da conferência, neurocirurgião Francisco Alencar, explica que alguns procedimentos da neurocirurgia funcional já são aplicados aqui em Teresina e outros serão apresentados durante o evento. “A ideia é possibilitar aprendizagem desses procedimentos terapêuticos que já são utilizados com frequências nos grandes centros. É preciso que a população do nosso Estado também tenha acesso a esses tratamentos”, destaca Francisco Alencar.
Erich Fonoff é coordenador do Grupo de Neurocirurgia Funcional do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, referência nacional no assunto.
A conferência “Tratamento da Dor pela Neurocirurgia Funcional” é gratuita e voltada para profissionais e estudantes da área de saúde. O evento vai acontecer a partir das 8h, no Instituto de Neurociências do Piauí, localizado na Rua Bartolomeu Vasconcelos, nº 2440, bairro Ilhotas, zona Sul de Teresina. Os interessados podem ter mais informações através dos telefones (86) 3194 6950 e (86) 9994 1714.