O médico neurologista Benjamin Pessoa Vale alerta sobre os riscos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), já que boa parte dos afetados pela doença não entendem o problema. Ele atende no Instituto de Neurociências do Piauí.
Em entrevista ao Jornal do Piauí da última quarta-feira (27), exibido pela TV Cidade Verde, o especialista deu dicas de como perceber que uma pessoa está sofrendo um AVC.
“Existe um teste simples. Você pede para a pessoa dar um sorriso. Se a boca ficar um pouco torta, desviada, este já é um sinal. Depois, peça para a pessoa lhe dar um abraço. Se um dos braços não levantar, é outro sinal. O terceiro passo é pedir para a pessoa falar uma frase toda ou cantar uma música. Se ela não conseguir, é muito provável que esteja sofrendo um AVC”, detalhou o médico.
Benjamin Vale afirmou que é necessário que o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) seja acionado imediatamente. “Essa pessoa precisa de ajuda urgente”, enfatizou.
Benjamin disse ainda que o AVC hemorrágico se caracteriza, quase sempre, no início, com uma dor de cabeça. “Se a dor é aguda, especialmente na nuca, isso é preocupante”, alerta.
O médico explicou ainda que a principal causa do AVC é a hipertensão arterial não controlada e que 40{6d857a5eddbb2921316bbb2a854dfee372799a40158188d54804cd1fbb972595} dos pacientes com AVC tem depressão associada.
Com informações do Portal Cidade Verde