As vitaminas e sais minerais encontradas nos mais variados tipos de alimentos são fundamentais para o equilíbrio e manutenção da saúde do corpo. E quando falamos em infecções (bacterianas ou virais) devemos estar com nosso sistema imunológico funcionando muito bem, principalmente em meio à pandemia da Covid-19. Mas antes é preciso deixar claro que não existe uma receita para impedir o contágio pelo novo coronavírus. Falar de imunidade nesse contexto está relacionado à reação do organismo quando invadido por agentes externos.
A Dra. Eliana Aguiar Pessoa Vale, nutricionista do Instituto de Neurociências do Piauí, dá algumas dicas de quais alimentos podem ajudar no fortalecimento da imunidade e qual a importância deles para o organismo.
- Como a alimentação ajuda a melhorar a imunidade?
Dra. Eliana Aguiar Pessoa Vale: É de suma importância para entender a saúde humana sabermos a relação entre sistema imunológico e taxas nutricionais. A deficiência de algumas vitaminas e minerais contribuem para a diminuição da imunidade. Em virtude disso, devemos ter uma alimentação equilibrada/balanceada e saudável que supra todas as necessidades do corpo para que fique fortalecido em caso de eventuais problemas de saúde.
- Que alimentos e nutrientes são essenciais para o fortalecimento da imunidade durante a pandemia do novo coronavírus?
Dra. Eliana Aguiar Pessoa Vale: Devemos ingerir sempre alimentos ricos em vitaminas A,C e D e os minerais selênio, zinco e ferro, essenciais para o aumento da imunidade. Além de proteínas e probióticos. Alguns exemplos:
Vitamina A- vegetais alaranjados e verdes escuros, fígado, óleos de fígado e de peixes;
Vitamina C- goiaba, acerola e frutas cítricas;
Vitamina D- exposição ao sol, pescados, óleos naturais de fígado e de peixes;
Selênio- peixes, frutas e castanha do Pará;
Zinco- carnes, frutos do mar, fígado, vísceras, peixes, ovos e cereais integrais;
Ferro- carnes e leguminosas
Proteínas e Probióticos – leites fermentados e iogurtes
obs.: As carnes também são ricas em proteínas, mas não contém probióticos.
- Qual o papel da hidratação na nossa imunidade e qual a quantidade ideal de água que devemos beber por dia?
Dra. Eliana Aguiar Pessoa Vale: A água é um alimento fundamental ao organismo, estando presente no sangue e nas células, exercendo várias funções essenciais como o transporte de várias substâncias desde a digestão, absorção até a eliminação.
Como o sistema imunológico é composto por inúmeras células, órgãos e tecidos que em conjunto atuam para a proteção do nosso corpo, produzindo anticorpos que auxiliam no combate a vírus e bactérias, devemos fazer uma boa ingestão de água diária para termos uma boa imunidade
A desidratação impede este funcionamento adequado das células atrapalhando a boa resposta imunológica do nosso organismo. A quantidade de água diária ideal para o nosso organismo é de 01 a 02 litros em situações normais, ou seja, sem patologias associadas.
Fonte: Ascom Instituto de Neurociências