Como o novo coronavírus pode afetar o cérebro?

///Como o novo coronavírus pode afetar o cérebro?

Inúmeros artigos científicos já foram publicados com relação as manifestações  neurológicas da Covid-19, dentre eles  um trabalho chinês publicado no JAMA Neurology com 214 portadores da doença mostrou que até 36% tiveram também algum tipo de problema na massa cinzenta, alguns deles foram alterações sensoriais, derrames e confusão mental.

O Dr. Marx Araújo, neurologista do Instituto de Neurociências do Piauí, responde a algumas dúvidas sobre como o coronavírus pode afetar o cérebro.

1. Alguns pacientes com Covid-19 apresentam confusão mental e alterações no olfato e no paladar. Por que isso acontece?

Dr. Marx Araújo: Por ser algo novo, ainda não está completamente compreendido ou elucidado qual seria o exato mecanismo de porque isso acontece, mas acredita-se que seja a própria disfunção causada pelo vírus que tem uma predileção pela mucosa nasal. Então o vírus está em grande quantidade localizado nas vias aéreas, no trato respiratório e as terminações nervosas do nervo olfatório estão justamente na mucosa nasal, então essa disfunção é o que acarretaria a perda do olfato e do paladar. Com relação das alterações do estado mental, a confusão mental, existem várias teorias. Ela pode ser decorrente do Acidente Vascular Cerebral, de encefalites causadas pelo vírus e do  próprio problema respiratório, pela falta de oxigênio.

  1. Existem outros sintomas que também podem ser associados aos danos que a Covid-19 causa ao cérebro?

Dr. Marx Araújo: Existem muitos sintomas neurológicos que podem estar relacionados a Covid-19, a dor de cabeça, por exemplo, é um dos principais sintomas relatados dos pacientes com a doença. Uma fase da Covid-19 aumenta muito a coagulação do sangue, o que também pode facilitar o Acidente Vascular Cerebral.  As crises convulsivas também podem acontecer em pacientes com a doença. Outra manifestação neurológica da Covid-19 é a síndrome de Guillain-Barré, que causa o comprometimento dos nervos periféricos.

  1. O coronavírus pode causar AVC?

Dr. Marx Araújo: Sim, o coronavírus pode causar o Acidente Vascular Cerebral, porque em determinada fase da doença, uma fase grave, o organismo da pessoa infectada produz trombos na corrente sanguínea e esses trombos podem migrar e ir para a circulação cerebral, causando o AVC. Inclusive, um fato curioso é que já foram relatados casos de AVC em pacientes jovens com Covid-19, que geralmente não pertencem ao grupo de risco do problema.

 

O Dr. Marx Araújo também chama atenção para a diminuição da procura de pacientes que tiveram Acidente Vascular Cerebral. “Uma situação que nos preocupa muito é que nós temos observado uma redução da procura dos pacientes com AVC, os pacientes estão muito receosos de ir ao pronto socorro, com receio de pegar o coronavírus. Entretanto, é importante lembrarmos que a qualquer sintoma de AVC, o paciente deve procurar o pronto atendimento com urgência, porque o Acidente Vascular Cerebral é uma doença séria e o tempo de atendimento é fundamental para recuperação dessas pessoas”, alerta o médico.

Ascom do Instituto de Neurociências

By |2020-06-10T08:54:35-03:0010/06/2020|Blog, Notícias|0 Comentários