Muitos pais se queixam a respeito de dificuldades no comportamento dos seus filhos. Geralmente contam a respeito de problemas na escola, como reclamações de professores e do baixo rendimento escolar. Porém, durante a consulta fica nítido que as dificuldades de comportamento ocorrem também em casa, sendo que esses mesmos pais nem percebem o que está ocorrendo, pois acham um comportamento “natural”. Não percebem que toda a rotina da família está voltada para atender às necessidades dos filhos, o que é um ERRO.
Existe uma habilidade mental, também conhecida como função executiva, chamada controle inibitório. Ao nascimento essa habilidade praticamente não existe e durante o passar dos anos ela é estimulada. Essa habilidade é o que capacita um indivíduo a escolher fazer o “correto”, mesmo que não seja o que de fato o indivíduo queira. É essa habilidade que te faz, por exemplo, não comer a sobremesa antes do almoço. E também é essa mesma habilidade que te faz escolher ficar sentado na cadeira assistindo ao professor e não ficar sonhando com o vídeo game. Com esses exemplos fica fácil perceber que desenvolver essa habilidade traz benefícios de comportamento tanto em casa como na escola.
Essa habilidade, como eu já disse, precisa se desenvolver ao longo dos anos. E como toda habilidade mental ela pode ser mais ou menos estimulada. Você gostaria de saber como estimular essa habilidade? A resposta é simples: seja rigoroso em estabelecer limites. Ensine ao seu filho que existe um cardápio saudável a ser seguido, que existe um horário máximo para dormir, que existe uma certa quantidade de tempo que se pode gastar na TV, que celular é coisa de adulto, que existe um castigo como consequência do não cumprimento dos limites, etc.
Estimular o controle inibitório é obrigação dos pais, porém a maioria dos pais tem errado nesse ponto. Esse erro em casa acaba por influenciar o comportamento dos filhos também na escola, afinal, como já dizia o ditado: “hábito de casa se leva à praça”, ou como muitos não frequentam mais a praça, “hábito de casa se leva à escola”.
Dr. Joniel Soares Silva – Médico Neuropediatra – CRM 4675