Dor na coluna é a queixa mais frequente no consultório de ortopedia e a segunda no consultório médico, atrás apenas da cefaleia. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80{6d857a5eddbb2921316bbb2a854dfee372799a40158188d54804cd1fbb972595} das pessoas vão apresentar em algum momento da vida um episódio de dor lombar.
Frederico Araújo, ortopedista do Instituto de Neurociências do Piauí, explica que a maioria dos casos de dor na coluna podem ser resolvidos com mudanças de hábitos de vida. “A maioria dos casos de dor na coluna estão relacionados a problemas ambientais, principalmente a má postura, sedentarismo e sobrepeso”, afirma o médico.
A fisioterapia postural, como o RPG, a prática de atividades que trabalhem postura, alongamento e fortalecimento, como o pilates, são terapias que consolidam a melhora através dos métodos fisioterapêuticos nos problemas de coluna, inclusive o de hérnia de disco.
Segundo o ortopedista, alguns casos podem necessitar de intervenção cirúrgica. “Hoje em dia nós temos tratamentos minimamente invasivos para o tratamento da hérnia de disco lombar. Desde infiltrações para o bloqueio da dor, que permite que o paciente faça uma reabilitação adequada, até os métodos cirúrgicos endoscópicos e a técnica tradicional que é a microdiscectomia”, explica o Dr. Frederico Araújo.
O ortopedista relembra ainda que a prática de atividade física regular está diretamente relacionada com a qualidade de vida e com a melhora das dores na coluna.
Fonte: Ascom