Cerca de 60 milhões de brasileiros sofrem com algum tipo de dor
Segundo dados da Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), 30{6d857a5eddbb2921316bbb2a854dfee372799a40158188d54804cd1fbb972595} da população do Brasil sofre de algum tipo de dor, o que corresponde a cerca de 60 milhões de brasileiros.
Uma experiência sensorial ou emocional desagradável, a dor ocorre em diferentes graus de intensidade – do desconforto leve à agonia –, podendo resultar da estimulação do nervo em decorrência de lesão, doença ou distúrbio emocional.
Na ânsia de se livrar a qualquer custo da sensação dolorosa, a automedicação é cada vez mais comum entre os brasileiros. A grande maioria recorre a medicamentos que aliviam temporariamente os sintomas, mas podem ser prejudiciais. Portanto, a procura de um médico é imprescindível em qualquer caso de dor.
Conhece os tipos de dores? O Instituto de Neurociências lista para você. Confira:
Dor aguda: Funciona como um alerta do corpo para lesões em tecidos, inflamações ou doenças. É centralizada em seu primeiro momento, mas pode se tornar difusa. Ela se manifesta transitoriamente por um período curto e, na maioria das vezes, com causas facilmente identificáveis. Além disso, é uma dor biologicamente benéfica, já que alerta, avisa e leva à procura por tratamento. Geralmente, é o sintoma que auxilia no diagnóstico da doença que a causa e no seu tratamento.
Dor crônica: Constante e intermitente, ela costuma exceder o período de seis meses. Quase sempre está associada a um processo de doença crônica. Quando presente, tem seu grupo de sintomas, o que a faz comportar-se como uma doença.
Dor cutânea: Localizada e de curta duração, como queimaduras de primeiro grau e cortes superficiais. Quando ocorre uma lesão na pele, receptores sensoriais (terminações nervosas) são ativados nos tecidos cutâneos inferiores, enviando, portanto, sinais que causam a percepção da dor.
Dor somática: É a dor que uma pessoa sente quando quebra o braço ou torce o tornozelo, por exemplo. Ela tem origem nos ligamentos, ossos, tendões, vasos sanguíneos e nervos.
Dor visceral: Origina-se dentro dos órgãos e cavidades internas do corpo. Muitas vezes associada a partes do corpo totalmente diferentes do local da lesão. O ataque cardíaco é um bom exemplo, podendo primeiramente causar dores no ombro, estômago, braço e mão.
Com informações de Ig.com.