Gatilhos da Enxaqueca

/, Dicas de Saúde, Notícias/Gatilhos da Enxaqueca
Crises de enxaqueca podem durar de quatro a 72 horas e atingem uma grande quantidade de pessoas no Brasil e no mundo.
As crises de enxaqueca começam quando células nervosas em estado de muita excitação reagem a algum gatilho, geralmente externo, que varia de pessoa para pessoa, entre aspectos que vão de alimentação a hábitos comuns no dia a dia.
É possível prevenir totalmente ou reduzir de forma expressiva as crises, identificando e combatendo os fatores que desencadeiam este processo.

Dicas para prevenir crises

 

• Estresse: em excesso pode provocar crises. É importante saber controlar as atividades do dia a dia, assim como uma rotina balanceada entre trabalho, lazer e família.

• Cheiros fortes: pacientes com enxaqueca crônica também podem ter hipersensibilidade a certos odores, como de produtos de limpeza ou cosméticos. Recomenda-se evitar contato direto com esses produtos e manter-se em ambientes mais arejados.

• Luz intensa: é capaz de agravar as crises de enxaqueca, mas não as provocam. Nestes casos é recomendável diminuir o brilho da tela de notebooks e celulares nos casos em que for realmente necessário utilizá-los durante uma crise.

• Álcool e alimentos industrializados: bebidas alcoólicas, café, chocolate, queijos amarelos, enlatados e embutidos possuem um conservante em comum que pode provocar enxaqueca. Porém, portadores do problema não precisam evitar todos estes produtos completamente. Basta observar se o excesso ou consumo isolado de algum deles provoca crises. Outra dica é evitar jejum prolongado.