Neurorradiologia Intervencionista

///Neurorradiologia Intervencionista

A neurorradiologia intervencionista é uma especialidade médica relativamente nova, que se caracteriza por procedimentos médicos minimamente invasivos. Através dela podem ser realizados tratamentos das patologias vasculares do sistema nervoso. A exemplo do aneurisma, malformações vasculares cerebrais, estenoses e AVC.

Marx Araújo, neurologista do Instituto de Neurociências do Piauí

Marx Araújo, neurologista do Instituto de Neurociências do Piauí

O neurologista do Instituto de Neurociências do Piauí, Marx Araújo, explica que a neurorradiologia é utilizada para fazer tanto o diagnóstico quanto o tratamento de doenças. “A gente acessa os vasos sanguíneos do paciente, através de um pequeno corte, que pode ser feito pelo braço ou pescoço, mas geralmente é feito pela região da virilha”, afirma o médico.

Por ser uma técnica menos agressiva do que a cirurgia convencional, na maioria das vezes o paciente possui uma recuperação mais rápida, diminuindo o tempo de internação.

Por ser um procedimento invasivo devem-se tomar alguns cuidados antes de submeter o paciente a neurorradiologia intervencionista. “Como nessa técnica a gente utiliza contraste endovenoso, nós temos que ver se o paciente não possui um histórico de reação alérgica, que em alguns casos pode ser grave. Tem que ter o cuidado de observar a função renal, ver se os rins do paciente estão funcionando de uma maneira adequada. Apesar de ser minimamente invasivo, o procedimento não é isento de riscos”, explica Marx Araújo.

Ainda segundo o especialista, em alguns casos os resultados obtidos através da neurorradiologia intervencionista são melhores do que os obtidos nas cirurgias convencionais.

 

Fonte: Ascom do Instituto de Neurociências

By |2018-06-24T17:17:37-03:0018/11/2015|Blog, Notícias|0 Comentários