Veja alguns cuidados necessários à saúde das pessoas com Down

//Veja alguns cuidados necessários à saúde das pessoas com Down

 

 

 

Como têm necessidades específicas de saúde e aprendizagem, os portadores da síndrome de Down exigem assistência profissional multidisciplinar. O objetivo desse trabalho deve ser sempre habilitar essas pessoas para o convívio e a participação social. Na área da saúde, alguns desses profissionais são: cardiologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, oftalmologistas, psicólogos e psicopedagogos, entre outros.

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.

As crianças, os jovens e os adultos com síndrome de Down podem ter algumas características semelhantes e estar sujeitos a uma maior incidência de doenças.

Veja aqui alguns exames, imunizações e avaliações de rotina que devem ser realizados nos pacientes, de acordo com a faixa etária.

Exames:

TSH (aos 6 meses e 1 ano)

O que é: TSH é a sigla em inglês para hormônio estimulante da tireóide. Como pessoas com síndrome de Down apresentam mais disfunções da tireóide do que o da população em geral, é importante realizar periodicamente exames de sangue para medir se há excesso (hipertireoidismo) ou deficiência (hipotireoidismo) do hormônio tireóide.

Hemograma (aos 6 meses e 1 ano)

O que é: o hemograma é um exame que avalia as células sanguíneas de uma pessoa. A avaliação é importante para afastar a possibilidade de alterações hematológicas como policitemia e leucemia.

Cariótipo

O que é: o exame do cariótipo é uma avaliação sanguínea que vai determinar se o bebê realmente tem síndrome de Down.

Ecocardiograma

O que é: este exame é o principal meio de diagnóstico não invasivo para a maioria das doenças cardíacas. O ecocardiograma fornece uma série de detalhes anatômicos, como tamanho, espessura e fluxo sanguíneo do coração. Cerca de metade das crianças com síndrome de Down apresentam algum defeito no coração ao nascer. Por isso, este exame é imprescindível e deve ser realizado o mais rápido possível. Se o primeiro ecocardiograma não mostrar malformações cardíacas, não é necessário repetir o exame periodicamente no futuro.

Avaliações:

Visão (6 meses)

Audição (6 meses)

Imunização extra:

Vacina Anti-Pneumocócica > 3 doses

 

Crianças de 1 a 10 anos

Exames:

TSH (anual)

Hemograma (anual)

Raio-X de coluna cervical e avaliação neurológica* (aos 3 e 10 anos)

Ecocardiograma caso a criança apresente alguma cardiopatia.

Avaliações:

Visão (anual)

Audição (anual)

Dentária (semestral)

Imunização extra:

Anti-Varicela (1 ano e reforço com 4 anos)

Anti -Hepatite A

*A avaliação radiológica deve ser realizada aos 3 e 10 anos e em outros momentos na presença de algum sintoma associado a problemas no local (dor cervical, fraqueza, torcicolo, alterações na bexiga e intestino).

 

Adolescentes e adultos

Exames:

TSH

Raio-X de coluna cervical e avaliação neurológica periódica para aqueles que se dedicam profissionalmente à algum esporte.

Exame ginecológico/urológico

Avaliações:

Visão (anual)

Audição (anual)

Nutricional (anual)

Dentária (semestral)

Medidas contraceptivas para aqueles que são ativos sexualmente

FONTE: www.movimentodown.org.br

 

By |2018-06-24T17:17:42-03:0021/03/2014|Blog|0 Comentários