Entrevista: saiba mais sobre causas e tratamento para tonturas

//Entrevista: saiba mais sobre causas e tratamento para tonturas

 

 

 

A tontura está entre as principais queixas em consultórios médicos do Brasil. Sintoma como falta de equilíbrio, sensação de possível queda ou de que a cabeça está girando pode ter uma série de razões. Veja nesta entrevista com a otorrinolaringologista Sílvia Bona quais as principais causas da tontura e como tratar o problema.

Quando o paciente deve procurar um médico imediatamente após sentir tonturas?

Tontura é um sintoma extremamente desagradável. Portanto, se a tontura for intensa e vier acompanhada de sintomas com náuseas e vômitos, a procura por atenção médica deve ser rápida, pelo risco de lesões corporais (como quedas e traumas) e pelo risco de desidratação ou desnutrição em decorrência da pequena ingesta oral. Além disso, existem sinais clássicos de alarme que sugerem uma causa mais grave para a tontura, tais como desmaios, perda de consciência, convulsões, dificuldade de movimentação ou perda de força de qualquer parte do corpo e confusão mental. Nesses casos também é fundamental buscar atendimento médico rapidamente.

Quais as causas mais graves da tontura?

As doenças neurológicas e cardiovasculares são as causas mais graves de vertigem. Dentro desse grupo de doenças merecem destaque os acidentes vasculares cerebrais (AVC), os tumores do sistema nervoso e as arritmias cardíacas.

E as causas mais comuns desse sintoma? 

Na verdade, é mais frequente que uma tontura tenha origem em algum mau funcionamento do sistema labirínticodentro do ouvido. Por isso, pode-se afirmar que a maioria das vertigens não está relacionada com as doenças graves citadas acima e, sim, que são um sinal de disfunção do labirinto.

Agora, muitas condições provocam a disfunção do labirinto, sendo as mais comuns alterações de colesterol, da glicemia, dos hormônios da tireóide, a tensão pré-menstrual e as doenças vasculares. É a chamada labirintite.

O que acontece com o organismo no momento da tontura? De onde ela surge?

A tontura é o sintoma resultante de um mau funcionamento de um dos sistemas responsáveis pelo equilíbrio: a visão, a propriocepção e o labirinto. O labirinto localiza-se dentro do ouvido. O sistema proprioceptivo é o conjunto de ossos, músculos, e ligamentos que fazem parte do nosso corpo. Para termos equilíbrio, as informações advindas desse sistema precisam estar sintonizadas. Uma informação errada proveniente de qualquer um desses sistemas deixa o cérebro confuso, resultando em tontura.

Então, a tontura não é uma doença, e sim um sintoma. Como vimos, pode ser inclusive o sintoma de uma doença séria. Então, devemos sempre pesquisar sua causa, e não apenas tomar medicações para acabar com a tontura. Caso contrário, estaremos ignorando um aviso do organismo de que algo não vai bem.

By |2018-06-24T17:17:43-03:0008/10/2013|Blog|0 Comentários